Anamatra celebra os 65 anos da Declaração de Direitos Humanos

Diretora de Direitos Humanos afirma que documento é uma conquista que deve ser exaltada por toda a Justiça do Trabalho

Há 65 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, 58 estados membros da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram, em Paris, um documento que marcaria a história dos Direitos Humanos no mundo: a Declaração Universal dos Direitos do Homem. A Declaração Universal dos Direitos do Homem é um dos documentos básicos das Nações Unidas e possui 33 artigos, com os direitos fundamentais que todos os cidadãos possuem.

Para diretora de Direitos Humanos da Anamatra, Silvana Abramo, a data deve ser celebrada por toda a Justiça do Trabalho. “Trata-se de uma conquista da humanidade, na égide da defesa dos direitos do homem, sem qualquer distinção”, afirma. A magistrada lembra também que a defesa dos direitos humanos é uma bandeira histórica e estatutária da Anamatra. “Todo juiz do Trabalho traz consigo a formação humana, da defesa dos direitos fundamentais”, completa.

A diretora observa também que, em que pese a existência e importância da Declaração, bem como de tantos outros na mesma seara, a humanidade ainda carece da efetivação completa de seus direitos mais básicos. “Ainda convivemos com realidades tristes e preocupantes como a exploração do trabalho infantil, do trabalho escravo e a discriminação apenas para citar alguns exemplos,” alerta. “Devemos comemorar, mas também refletir sobre o que cada um de nós pode fazer para termos uma sociedade cada vez mais justa e solidária”.

Foto: ONU/Jean-Marc Ferré (Conselho de Direitos Humanos da ONU, cuja sede fica em Genebra)