TJC: Alunos de Arapiraca (AL) mostram o que aprenderam com o Programa

Cinco escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram das apresentações

Uma plateia lotada e atenta esteve presente a III Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na cidade de Arapiraca, na noite do dia 6 de novembro. Alunos de cinco escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) usaram o palco do Planetário para apresentar os espetáculos artísticos demonstrando todo o conhecimento adquirido nas ações do TJC deste ano. O TJC é uma iniciativa da Anamatra, realizada na 19ª Região pela Amatra 19 (AL).

Dos espetáculos teatrais as composições musicais, as apresentações abordaram diversos assuntos sobre os direitos do cidadão, com ênfase nos direitos do trabalhador, desde acidentes de trabalho aos direitos da trabalhadora gestante.

A aluna Rosângela Barbosa, de 25 anos, da Escola Cônego Epitácio, foi uma das participantes do TJC. Ela garante que os assuntos abordados durante as palestras mudaram sua maneira de cobrar seus direitos. “Antes lá na roça a gente tinha medo de falar o que acontecia. Se a gente levava um corte ou algo do tipo a gente tinha medo de falar. Agora sei o que pode e o que não pode ser cobrado”, contou a aluna que, junto com sua equipe, usou a experiência do trabalho rural para montar um espetáculo de teatro.

A juíza coordenadora do TJC em Alagoas, Carolina Bertrand, agradeceu a participação de todos os envolvidos e falou da alegria em poder ver os resultados desse trabalho. “Estamos plantando uma semana e acreditando que os frutos possam chegar à sociedade muito em breve. É uma emoção muito grande, pois as dificuldades não foram empecilhos para concretizar esse trabalho”, afirmou.

Sobre o programa em Alagoas

A realização do TJC em Arapiraca desde o ano de 2010 é possível graças a parceria firmada com a secretaria de educação do município. Nesse período, 11 escolas e mais de 2 mil alunos participaram das ações do programa.

“A Justiça está quebrando os muros e ficando cada vez mais perto da sociedade. Dentro da interdisciplinaridade, estamos estudando os direitos e deveres do cidadão e isso engrandeceu na formação de cada aluno, porque educar é isso, é formar cidadãos. E é isso que nós estamos fazendo aqui”, afirmou a secretária de educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto.

No evento, estiveram presentes o desembargador Jorge Nova Moreira, representando o Tribunal Regional da 19ª Região, o presidente da Amatra XIX José dos Santos Júnior, os juízes trabalhistas Fernando Falcão e Kellen Yoko Nakao, o juiz federal Antônio Araújo e a advogada Sandra Gomes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Arapiraca.

Texto e foto: Ascom Amatra 19