Juiz preso durante ditadura recebe anistia

Theodomiro Romeiro dos Santos é magistrado do TRT-PE. Solenidade acontecerá nesta sexta-feira (30/9) na Assembleia Legislativa do Estado de

O juiz Theodomiro Romeiro dos Santos, do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE), recebeu anistia nesta sexta-feira (30/9) em solenindade na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Membro do então Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), Theodomiro não foi incluído na anistia política em 1979. Em 1984 ele retornou ao país para completar os estudos. Desde 1993 é juiz do Trabalho.

Para o vice-presidente da Anamatra, Paulo Schmidt, "Theodomiro é uma referência para muitos juízes do Trabalho pela sua combatividade, espírito de luta e dedicação à causa da democracia". Para Schmidt, que conviveu com Theodomiro por vários anos no Conselho de Representantes da Anamatra, "Theo, como carinhosamente era chamado, sempre se destacou pela firmeza de suas posições quando se tratava de defender a transparência com a coisa pública”.

“Embora firme em suas convicções, Theo é imensamente generoso, principalmente com os pobres e desvalidos. É com grande alegria que recebemos a notícia da reparação de uma grande injustiça pelo Estado Brasileiro, ainda que tardiamente. Nada mais justo, especialmente quando estamos sendo governados por uma Presidenta que, a exemplo de Theodomiro, padeceu as mesmas agruras do regime de exceção de tão infeliz lembrança para os brasileiros", destacou o vice-presidente da Anamatra.