Estudantes de Santa Maria (RS) mostram o que aprenderam com o TJC

Último dia do 5º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi marcado pela criatividade das crianças e adolescentes
A última atividade do 5º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Santa Maria, no dia 3 de dezembro, foi uma verdadeira aula de cidadania. As crianças de 10 escolas públicas da cidade apresentaram aos magistrados trabalhos de artes plásticas, paródias e peças teatrais. Todas as apresentações artísticas tinham como tema os assuntos trabalhados em sala de aula no âmbito do TJC, como salário, férias, impostos e bullying.

“Em nome de todos os meus colegas expresso a satisfação em estarmos assistindo este espetáculo de cidadania feito por pessoas que são o futuro do nosso país. Pessoas que, como muitos brasileiros, passam por dificuldades e mostram a capacidade de superação e esperança e que o Brasil pode ser melhor”, declarou a coordenadora nacional do programa, Eliete Telles.

“Gostaria de agradecer a todas as crianças, que mostraram aqui a capacidade de superar as adversidades, e que nos levaram à época dos grandes espetáculos”, agradeceu o presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves. “Tenho certeza de que vocês nos levarão à cidadania que nós tanto queremos”.

“Acho que realmente o programa em si é uma aula de cidadania”, disse a professora Roselaine Dal Ponte. “O objetivo maior é que estes jovens levem para casa as noções que os pais, avós, familiares não têm sobre seus direitos”, completou.

Apresentações
Um grupo de cinco alunos, todos de 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontoura Ilha apresentaram uma paródia da música “Chora. Me liga”, da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius. Uma das estrofes diz: “Chora, implora carteira assinada de novo/ Pede socorro/ o sindicato vai ajudar./ Chora, implora, tente fazer um acordo/ Tente de novo/ Quem sabe um novo contrato você vai assinar”.

Já 13 alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro cantaram e tocaram uma paródia da música “A batucada me pegou”, do grupo Sou Muleke. “Não adianta gritar/ Ficar de cara feia/ Sou criança/ Sei que tenho que estudar/ Se você conhece a lei do ECA/ Participa não critica/ E comece a escutar/ É assim que é/ É assim que é/ É assim que tem que ser/ Antes dos 14/ Não tem pra você/ É assim que é/ É assim que tem que ser/ A partir dos 16/ Trabalha pra valer”.

Carta de Santa Maria
Ao final do 5º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania os participantes elaboraram uma carta, reafirmando a excelência da iniciativa. Clique aqui para ler a Carta de Santa Maria.

Magistrados assistiram às apresentações

Peça teatral - escola São Carlos