Programa TJC chega a cursos de aprendizagem no Distrito Federal

Dirigentes da Amatra 10 destacam importância do Programa da Anamatra

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Anamatra, será aplicado nas escolas técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de aprendizagem Comercial (Senac), bem como na educação de jovens e adultos da cidade satélite do Gama.  O convênio foi firmado no dia 25 de agosto pela Amatra 10 (DF e TO) e as duas instituições, na sede da Anamatra.

“Temos tudo para fazer desse projeto um grande diferencial de aproximação com as pessoas mais necessitadas de nossa população, levando a eles uma face mais humana da Justiça, para pessoas que se veem tão distante dela”, explica o juiz Leador Machado - da Vara do Trabalho do Gama – que coordenará a iniciativa. “Basta querer e botar o pé no chão. O caminho? é o caminhar!”, completa.

Na última quarta-feira (1º/9) o juiz e o presidente da Amatra 10, Gilberto Martins, reuniram-se, no Gama, com representantes do Senai, OAB-Gama, Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino do Cama e Núcleo de Planejamento Regional de Ensino do Gama.

"Todo projeto que agregue e forme um homem cidadão, será abraçado por nós. Um caminho que faça diferença. O Senai tem prazer em fazer parceria com um programa que será um diferencial na vida de alunos," afirmou o diretor e tecnologia e formação profissional do Senai, Romerito Carneiro de Lima.

Para Gilberto Martins, o Programa representa uma mudança de foco para o juiz, que não permanece somente nos tribunais. "O projeto é como uma sementinha que espalharemos e depois veremos os frutos", disse.

Sobre o TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma ação de solidariedade dos magistrados do Trabalho, representados pela Anamatra. Ele foi idealizado com o objetivo de difundir entre os jovens do Brasil conhecimentos básicos dos direitos fundamentais e trabalhistas dos cidadãos, por meio da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos.

Lançado em 2004 em Brasília, o Programa já alcançou números expressivos. Até este ano, o TJC beneficiou mais de 5 mil professores e 50 mil jovens e trabalhadores adultos em 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal (DF).