Frente contra o trabalho escravo discute ações e define pauta para o próximo ano

Um dos pontos abordados foi a participação no Fórum Social Mundial

A frente nacional pela erradicação do trabalho escravo formada por entidades da sociedade civil e associações de classe, entre as quais a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), se reuniu nesta terça-feira (9/11) no gabinete do senador José Nery (PSol-PA) para discutir as ações realizadas, entre elas, o andamento do recolhimento de assinatura para o abaixo-assinado pela aprovação da PEC 438/2001. A reunião definiu ainda a pauta para 2009.

A coordenadora da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Anamatra, Andréa Nocchi, participou da audiência e informou aos participantes que as Amatras já começaram a encaminhar para a Anamatra a coleta das assinaturas que conseguiram. “As associações regionais continuam recolhendo e também estão fazendo campanhas em seus sites”, afirmou.

O senador José Nery, presidente da Subcomissão de Erradicação do Trabalho Escravo do Senado, agradeceu o empenho e pediu o engajamento de todos para que o número de assinaturas conseguidas até o momento, de 150 mil, aumente. “Está muito distante da nossa meta. Queremos atingir um milhão”, cobrou ao registrar a adesão oficial da Universidade Federal Rural da Amazônia na campanha e a participação da Companhia de Água e Saneamento do Pará, que a partir de janeiro vai divulgar o site do abaixo-assinado nas contas de água.

Para o próximo ano, ficou acertado a participação da frente no Fórum Social Mundial, que acontecerá em janeiro, no Pará. Foi defendida também a realização de audiências com autoridades dos três Poderes para falar da importância da aprovação da PEC.

Participaram da audiência, entre outras entidades, representantes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Associação dos Juízes Federais do Brasil  (Ajufe) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).