Nos dias 8 e 9 de agosto, o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) realiza mais uma edição do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), voltado à formação cidadã e à inclusão social de estudantes e familiares da comunidade escolar. As atividades acontecerão na Escola Municipal Professora Dalka Leles, em Goiânia, com programação direcionada ao público estudantil e à comunidade.
O projeto, que conta com a participação de magistrados, advogados, membros do Ministério Público e diversos profissionais voluntários, busca aproximar o sistema de justiça da população por meio de ações educativas práticas e acessíveis.
Atividades para estudantes e comunidade
A programação do dia 8 de agosto (sexta-feira) será exclusiva para os alunos do 6º ao 9º ano e contará com:
Roda de conversa com juízes, advogados e membros do Ministério Público;
Apresentação teatral "Segurança é Vida";
Lanche especial oferecido aos participantes.
Já no dia 9 de agosto (sábado), a programação será aberta aos alunos e seus familiares, com foco em orientação profissional, cidadania e educação para a vida prática. Entre as atividades previstas estão:
Cadastramento para o programa Jovem Aprendiz ;
Oficinas práticas sobre elaboração de currículo, preparação para entrevistas e orientações para inserção no mercado de trabalho;
Treinamento com o Corpo de Bombeiros , com instruções sobre primeiros socorros e combate a incêndios;
Palestra sobre empreendedorismo, com foco no estímulo à autonomia econômica e à geração de renda.
Engajamento voluntário
Interessados em atuar como voluntários durante o evento podem se inscrever por meio do link disponível na bio do Instagram do IGT, acessando o grupo "Voluntários IGT - TJC 2025".
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), promovida em Goiás com o apoio do IGT e de instituições parceiras. A ação busca fortalecer os valores democráticos e ampliar o acesso à informação jurídica desde os primeiros anos da formação educacional.