Diretora Carolina Paiva reuniu-se com assessora do presidente Rodrigo Mudrovitsch
A diretora de Formação e Cultura da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Carolina Paiva, reuniu-se, nesta quarta (11/2), com Bianca Guimarães, assessora do presidente da Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), Rodrigo Mudrovitsch.
O encontro teve por objetivo o desenvolvimento do termo de compromisso entre a Anamatra e a CIDH, o qual visa a fortalecer a aplicação e a difusão dos instrumentos internacionais de proteção dos direitos humanos e contribuir para o aprimoramento da administração da justiça.
Entre as possibilidades de atuação conjunta, destaca-se a divulgação da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) no Brasil, mediante a tradução para a língua portuguesa de seus principais instrumentos jurídicos.
A Anamatra apresentou, ainda, a possibilidade de realização de curso de formação voltado à abordagem de temas relacionados ao mundo do trabalho, tais como a adequada aplicação do controle de convencionalidade, das Normas Internacionais do Trabalho e dos Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos; assédio moral e sexual; divisão sexual do trabalho; direito ao cuidado; discriminação de gênero e raça; trabalho escravo e forçado; liberdade sindical; trabalho indígena e crise climática.
O curso também poderá contemplar temas emergentes, ainda não enfrentados de forma sistemática pela CIDH e pela OIT, como os impactos da inteligência artificial nas relações de trabalho.
Mais detalhes serão discutidos em nova reunião que acontecerá em breve.

