Evento foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro, com participação de dirigentes da Anamatra
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2/SP) sediou, nos dias 27 e 28/11 (quinta e sexta), o 18º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2/SP),
O TJC é uma iniciativa da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, e a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Roberta Santos, estiveram presentes ao evento, realizado no auditório do 10º andar do Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, em São Paulo (SP).
O Encontro integra as atividades que celebram os 21 anos do TJC. Tal marco histórico será celebrado oficialmente com palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Balazeiro, no dia 10/12, no TRT 10, em Brasília, a partir das 19h. Saiba mais.
Solenidade de abertura
Ao se pronunciar durante a solenidade de abertura, o presidente Valter Pugliesi, celebrou os 21 anos do programa, mas apontou que a iniciativa precisa continuar e avançar, “porque o nosso país demanda informação, conhecimento, educação. Somente cidadãos esclarecidos, com conhecimento, com educação, têm o juízo crítico necessário para conduzir o nosso país ao desenvolvimento”.
Já o presidente da Amatra 2 juiz Diego Reis Massi, reforçou o entendimento de que a Justiça do Trabalho não deve ficar restrita ao interior dos tribunais. “O TJC é a nossa ponte, o canal que nos leva para que possamos entregar temas essenciais como direitos, deveres, trabalho, justiça e cidadania diretamente para a sociedade, as escolas e as comunidades”.
Também compuseram a mesa de abertura o vice-presidente administrativo do TRT 2, desembargador Antero Arantes Martins; o vice-presidente judicial, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto; o juiz auxiliar da Presidência Thomaz Werneck; a diretora da Ejud-2, desembargadora Bianca Bastos; e o vice-procurador chefe do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, João Filipe Moreira Lacerda Sabino.
Na visão da diretora Roberta Santos, “o programa TJC dá um rosto e um corpo à Justiça do Trabalho, que se materializa para os jovens e adultos envolvidos no Programa. Somos a Justiça Social, nosso lugar é perto das pessoas”.
Ações
Durante todo o dia, representantes do TJC de várias regiões do país deram depoimentos sobre ações realizadas ao longo do ano. Além de vídeos e fotos mostrando iniciativas e falas de participantes, foram compartilhados resultados obtidos em cada região, número de escolas atendidas, professores(as) capacitados(as) e alunos(as) envolvidos(as) nas etapas do programa. O encontro promoveu debates, troca de experiências, compartilhamento de desafios e conquistas, além de motivar a continuidade nesse caminho de inclusão e cidadania, buscando ampliar a iniciativa.
Culminância
O segundo dia do evento foi marcado por apresentações culturais dos alunos das escolas participantes dos projetos, como leitura de poemas, releituras artísticas, musicais, peças teatrais, paródias, entre outras. Na plateia, servidores(as) da educação de Barueri-SP, funcionários(as) das escolas, familiares e coordenadores(as) regionais do programa.
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Roberta Santos, esteve presente à culminância, juntamente com o presidente Diego Massi, o juiz Thomaz Werneck, a coordenadora nacional do Programa TJC, juíza Rosemeire Lopes Fernandes; a vice-prefeita de Barueri-SP, Cláudia Aparecida Afonso Marques; e a secretária-adjunta de Educação, Vânia dos Santos. A culminância do Programa Trabalho Justiça e Cidadania, realizada no Teatro Praça das Artes, Jardim dos Camargos, Barueri-SP, encerrou o 18º Encontro Nacional.
Confira o álbum de fotos do evento.
*Com informações do TRT 2

