Encontro marcou despedida das magistradas Anaximandra Kátia Oliveira e Daniela Muller
A valorização da Magistratura do Trabalho, com a atualização do acompanhamento prioritário da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) em pautas relacionadas às verbas já reconhecidas administrativamente, foi o tema central de reunião do Conselho de Representantes da realizada nesta quarta-feira (19/11), em formato híbrido.
A valorização da competência da Justiça do Trabalho também esteve entre os focos da reunião. No âmbito Legislativo, foi apontada a necessidade de atuação concentrada em torno do PL 1.472/2022, em Brasília e regionalmente. O presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, também pediu o apoio das Amatras para a divulgação de ações positivas realizadas pela Justiça do Trabalho para valorizar a carreira junto à sociedade.
O Conselho de Representantes também debateu matérias relacionadas a assuntos como auxílio-saúde; regras para residência em comarca; reforma administrativa; regime de precatórios; teletrabalho; sugestões às metas da Justiça do Trabalho para debate no Encontro Nacional do Judiciário; análise de pedidos de assistência a associados; impactos da “pejotização”, com o apoio à criação de Frente Parlamentar; propostas de capacitação a serem oferecidas pela Enamatra; Revista Trabalhista; entre outros.
A reunião marcou ainda o planejamento dos próximos eventos da Anamatra, como o 22º Conamat, a celebração dos 21 anos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) e o Encontro Nacional do TJC. Além disso, foram apresentados relatos sobre a participação da Associação na COP30 e o balanço dos Jogos Nacionais da Anamatra.
Despedidas
A reunião marcou a despedida das juízas Daniela Muller e Anaximandra Abreu Oliveira, que deixarão, respectivamente, as presidências das Amatras 1 (RJ) e 3 (MG). Ao se pronunciarem, as magistradas ressaltaram a alegria de integrarem o Conselho de Representantes, agradecendo a acolhida e os muitos ensinamentos obtidos no colegiado. Os demais presidentes e dirigentes da Anamatra também destacaram a importante atuação das magistradas e desejaram sucesso na sequência de suas carreiras.

