Encontro marca posse de nova diretora e deliberações sobre paridade
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta sexta (24/10), reunião do Conselho de Representantes, em formato híbrido. O encontro ocorreu na Escola Judicial do TRT da 5ª Região, em Salvador.
Ao abrir os trabalhos, o presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, agradeceu ao presidente da Amatra 5 e diretor de Assuntos Legislativos da Associação, Leonardo Jorge, pela receptividade e pelo empenho na organização dos Jogos da Anamatra.
A reunião marcou a posse da juíza Carolina Paiva no cargo de diretora de Formação e Cultura da Anamatra, em razão da renúncia da juíza Flávia Pessoa, que assumirá a função de juíza auxiliar da Direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) A nova diretora agradeceu pela confiança e pela oportunidade de contribuir com o fortalecimento do movimento associativo e da Justiça do Trabalho.
Durante o encontro, o Conselho de Representantes tratou de temas relevantes para a Magistratura trabalhista, como a valorização da carreira, o pagamento de verbas reconhecidas administrativamente, a estrutura orçamentária da Justiça do Trabalho, proposta de regulamentação da autorização para residir fora da comarca, o alcance da paridade na composição remuneratória de aposentadas (os) e pensionistas, a reforma administrativa e o seu impacto na Magistratura, a regulamentação do Funget, a análise de pedidos de assistência jurídica, entre outros assuntos.
Paridade
Um dos pontos de destaque da pauta foi a deliberação sobre as propostas apresentadas pela Comissão Especial de Paridade, que sugeriu o ingresso de procedimentos junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para discutir questões relacionadas à política remuneratória. Por maioria, o Conselho decidiu pelo não acolhimento das propostas. O presidente Valter Pugliesi agradeceu o trabalho desenvolvido pela Comissão e destacou que o processo foi conduzido de ‘forma mais democrática possível”, considerando a importância e sensibilidade do tema. O magistrado reafirmou o compromisso da Anamatra em buscar soluções que promovam a valorização da Magistratura trabalhista e assegurem a equiparação de ganhos entre ativos e aposentados.
Eventos
A pauta também incluiu discussões sobre eventos futuros da Associação, com destaque para a escolha do tema central do 22º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que ocorrerá em Brasília (DF), entre 29 de abril e 2 de maio de 2026. O tema, aprovado por unanimidade, será "Justiça do Trabalho independente para um mundo em transição: sustentabilidade, inteligência artificial e trabalho protegido".
O detalhamento das deliberações da reunião será divulgado na ata a ser disponibilizada no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral.

