Anamatra prestigiou solenidade na Câmara dos Deputados
A Anamatra prestigiou, nesta quarta (1º/10), o lançamento da Agenda Legislativa 2025/2026 da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Estiveram presentes o vice-presidente, Marco Aurélio Treviso, a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Patrícia Sant’Anna, e o diretor Financeiro, Rossifran Trindade Souza.
Em seu discurso, a presidente da ANPT, Adriana Augusta de Moura Souza, destacou a importância da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho para a sociedade. Ressaltou, também, a parceria da ANPT com a Anamatra em defesa da competência da Justiça do Trabalho.
O evento contou com a presença de parlamentares, que também falaram da Justiça do Trabalho. O deputado Bohn Gass (PT/RS) destacou a importância de se existir uma legislação trabalhista que proteja os trabalhadores e as trabalhadoras, principalmente em um contexto de modernização e automação mundial.
Já a deputada Soraya Santos (PL/RJ) falou que a Justiça do Trabalho é um fomentador da dignidade humana. Destacou também a atuação em prol das mulheres no mercado de trabalho e disse que acredita que o país “só vai ser o que a gente imagina no dia que homens e mulheres estiverem lado a lado, construindo o mesmo olhar e diminuindo essas desigualdades”.
Sobre a Agenda
A Agenda Legislativa da ANPT está organizada em eixos que refletem desafios urgentes do mundo do trabalho. Entre eles, a prevenção e o combate às formas contemporâneas de escravidão e exploração laboral; a proteção integral de crianças, adolescentes, mulheres e trabalhadores em situação de vulnerabilidade; a valorização do serviço público e o fortalecimento das instituições de justiça e controle; a necessidade de regulação adequada do trabalho em plataformas digitais e das transformações trazidas pela inteligência artificial e a a promoção da saúde laboral, da inclusão produtiva e de uma transição justa frente às mudanças socioambientais.
Clique aqui e acesse a publicação
*Com informações da ANPT