Ministro Maurício Godinho fez análises do cenário remuneratório da categoria e se dispôs a contribuir no que for necessário
A valorização das magistradas e dos magistrados aposentadas(os) foi o tema central de visita institucional, realizada nesta quarta (17/9), pelas(os) participantes do 10º Encontro de Aposentadas e Aposentados da Associação Nacional das Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) ao ministro Maurício Godinho Delgado, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Juntamente com o ministro, compuseram a mesa de honra o presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, a diretora de Aposentados, Norce Furtado, e o Juiz Auxiliar da vice-presidência do TST, Bruno Alves Rodrigues. Também estiveram presentes o vice-presidente, Marco Treviso, a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Patrícia Sant’Anna, o diretor de Assuntos Legislativos, Leonardo Jorge, a diretora de Eventos e Convênios, Priscila Mirault, e o diretor de Informática, Márcio Lima do Amaral.
Em sua fala, o ministro Maurício Godinho fez uma análise quanto à situação remuneratória das aposentadas e aposentados, reconhecendo que há uma defasagem considerável. Entretanto salientou que há grandes avanços obtidos nos últimos anos, os quais estão próximos de serem concretizados, sendo muitos deles conquistados com atuação relevante da Anamatra.
Na mesma linha, abordou o tema da saúde das magistradas e dos magistrados, também apontando conquistas recentes e ressaltando que o aspecto da solidariedade deve ser preponderante para que os direitos das(os) aposentados sejam efetivados e ampliados, especialmente no âmbito previdenciário.
Após ouvir as manifestações de participantes do Encontro, Godinho afirmou que, mesmo com o fim de seu mandato como vice-presidente do TST/CSJT, continuará à disposição da Anamatra e de suas associadas e associados, especialmente para contribuir nas pautas de interesse das(os) aposentadas(os).
O presidente Valter Pugliesi agradeceu ao ministro Godinho pela receptividade e lembrou que a recomposição dos subsídios é tema prioritário da atuação da entidade, seja nas instâncias do Poder Judiciário como também no âmbito do Parlamento. “O trabalho da Anamatra é no sentido da defesa de uma política remuneratória segura e justa, tanto para ativos como para aposentados”.
Finalizando o evento, a diretora Norce Furtado agradeceu pela disponibilidade do ministro Godinho em ouvir as(os) associadas(os) aposentadas e tratar de temas tão sensíveis à categoria.