Ministro passa a ocupar a cadeira nº 17 na Academia
O presidente da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi, e o diretor de Assuntos Legislativos, Leonardo Jorge, prestigiaram, nesta quarta (27/8), a solenidade de posse do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Augusto César Leite de Carvalho na Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). O ministro passa a ocupar a cadeira nº 17 da ABDT. A eleição ocorreu no dia 13 de maio de 2025.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Academia, o ministro do TST Alexandre Agra Belmonte, que destacou a representatividade e importância de Augusto César para a comunidade jurídica e afirmou que as posses na Academia são significativas, pois traduzem, na sociedade, a expectativa de contribuições advindas do talento dos novos acadêmicos, para solucionar os desafios contemporâneos. 'As qualidades intelectuais e a produção acadêmica e profissional do ministro Augusto César nos trazem a certeza de contribuições para o enfrentamento da crise, em busca de soluções que possam recuperar o prestígio e a força das instituições trabalhistas', ressaltou.
Homenageando o empossado, o acadêmico (cadeira nº 33) e desembargador do TRT 6 (PE), Sérgio Torres Teixeira deu ênfase ao lado humano de Augusto César, com relatos de toda a sua vida, desde a infância até a vida adulta, aspectos de seu ambiente familiar e seu cotidiano como magistrado. “Um homem simples, que representa o amor, amor pelos estudos, pelo trabalho, pelo trabalho digno e pela família e destinatário da admiração de todos que têm o privilégio de conhece-lo”, apontou.
Em seu discurso de posse, o ministro Augusto César Leite de Carvalho, visivelmente emocionado, agradeceu aos acadêmicos que o indicaram à ABDT e à sua família. Também ressaltou a importância de ocupar a cadeira que tem como patrono o advogado Ruy de Azevedo Sodré. O ministro afirmou que a posse representa um desafio, especialmente em um momento em que ‘as instituições brasileiras são alvos de promessas libertárias e discursos indiferentes às assimetrias sociais e às desigualdades, que, por vezes, distanciam os operadores do Direito das pessoas e grupos vulnerabilizados’.
Augusto César ressaltou o perfil da ABDT como um espaço de discussões amplamente necessárias, em busca de uma sociedade que garanta a dignidade da pessoa humana. “A ABDT me proporcionará um ambiente de debates que terão como inspiração as razões de existir do Direito do Trabalho, da Justiça do Trabalho e do processo do Trabalho inclusivo e emancipatório. Pretendo honrar cada voto, com o compromisso de oferecer meu pensamento, consciência e expressão ao crivo dos acadêmicos que compõem a Academia”, se comprometeu.
Valter Pugliesi, presidente da Anamatra, parabenizou o ministro pela sua posse. 'O ministro Augusto César Leite de Carvalho, além de ser um grande parceiro da Anamatra, é um jurista notável e não há qualquer dúvida de que sua contribuição será de grande relevância, não só para o Direito e a Justiça do Trabalho, mas, por consequência, para toda a sociedade brasileira', congratulou.
Sobre o empossado
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Augusto César Leite de Carvalho é amplamente reconhecido por sua relevante atuação doutrinária e jurisprudencial na promoção dos direitos fundamentais trabalhistas. Sua carreira é marcada pelo constante engajamento acadêmico e institucional em defesa da justiça social no mundo do trabalho.