Encontro, conduzido pela presidente Luciana Conforti, foi realizado em formato híbrido
A juíza Luciana Paula Conforti conduziu, nesta quarta (21/5), a sua última reunião do Conselho de Representantes como presidente da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O encontro, realizado em formato híbrido, contou com a participação de dirigentes na sede da Associação, em Brasília, e de forma telepresencial.
As palavras de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho realizado no último biênio marcaram a reunião. As(os) dirigentes das Amatras e integrantes da Diretoria destacaram os desafios enfrentados ao longo do período, enfatizando o papel fundamental da presidente da Anamatra e sua equipe, na defesa dos interesses da entidade, com uma atuação marcada pela coragem e posicionamentos firmes, mesmo em temas extremamente sensíveis.
A presidente Luciana Conforti agradeceu pela parceria e cumplicidade que marcaram a relação com o Conselho de Representantes. “O CR teve um papel fundamental, especialmente pela confiança em nossa condução, sempre nos dando o tom político adequado à entidade. Vocês realmente fizeram muito mais do que apoiar a Anamatra, vocês foram uma extensão da nossa Diretoria”, enalteceu.
Equalização dos processos
Teve grande destaque na pauta o debate em torno dos projetos que tratam da equalização dos processos na Justiça do Trabalho, com relatos sobre como a questão vem sendo tratada regionalmente. Diante do exposto, o Conselho de Representantes emitiu um manifesto no qual ressalta que não há qual qualquer posição contrária à equalização, mas aponta para aspectos preocupantes nas propostas, especialmente de reestruturações administrativas. Leia o manifesto na íntegra.
Competência da Justiça do Trabalho
A reunião também tratou da mobilização nacional em defesa da competência da Justiça do Trabalho, promovida pela Anamatra em parceria com a ANPT e a Abrat, com avaliação das audiências que têm sido realizadas com autoridades. Ainda neste tema, foi informado o pedido de ingresso da Anamatra no Tema 1389, em análise no Supremo Tribunal Federal (STF).
Outros temas
No âmbito das prerrogativas, foi feita a atualização de processos em andamento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que tratam da política remuneratória. A reunião abordou, ainda, o balanço da Assembleia da Mútua, a atualização das contas da Associação, o lançamento da Agenda Político-Institucional da Anamatra e a comemoração dos 20 anos do Programa TJC, bem como o andamento da pesquisa sobre as condições de trabalho da Magistratura do Trabalho, entre outros.
O detalhamento das deliberações da reunião será divulgado na ata a ser disponibilizada no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral.