Entidade esteve representada pela sua presidente, a juíza Luciana Conforti
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, o vice-presidente, Valter Pugliesi, e o diretor de Assuntos Legislativos, Marco Treviso, prestigiaram, nessa quarta (22/11), a solenidade de abertura do 6º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e do 3º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd). O 6º Enajum tem a Anamatra como uma das entidades apoiadoras.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro Leio Bentes, presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que sediou o evento. Ele afalou da importância do encontro, que possibilita uma compreensão histórica do racismo no Brasil, e alertou para a responsabilidade dos brancos no combate à mazela.
Já o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que o encontro valoriza a comunidade jurídica negra brasileira. Ele disse entender que os desafios enfrentados pela população negra no Brasil têm sofrido duros golpes ao longo da história, de modo que a sociedade brasileira deve conferir o devido reconhecimento a essa parcela tão fundamental da população.
Em sua fala, o diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Mauricio Godinho Delgado, que fez um apanhado das ações da escola na luta contra o racismo, e a juíza auxiliar da Presidência do TST Adriana Meireles Melonio, integrante do Comitê Executivo do Enajun, que explicou que a ideia do encontro é fazer uma reflexão acerca da necessidade de democratização racial na magistratura e da existência de uma identidade negra constituída, ativa, entre juízas e juízes negros brasileiros.
A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, parabenizou a realização do evento e afirmou que o combate ao racismo no Poder Judiciário é imprescindível, pois “essa luta não apenas fortalece a integridade do sistema judicial, mas também reafirma o compromisso com a construção de uma sociedade justa e inclusiva."
Livro
Após a abertura, foi lançada a obra coletiva “Interseccionalidade, gênero e raça e a Justiça do Trabalho”, organizada pela Enamat.
Gente que inspira
Na sexta (23), o TST promove a terceira edição do projeto Gente que Inspira, que homenageará os quatro parlamentares que integraram a bancada negra da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988. Paulo Paim, Benedita da Silva, Edmilson Valentim e Carlos Alberto Caó (homenagem póstuma) fizeram história ao pautar o combate ao racismo e suas implicações estruturais no Brasil enquanto matéria constitucional.
*Com informações do TST