TJC: jovens tiram dúvidas sobre direitos trabalhistas em Pernambuco

900 estudantes receberam conheceram mais sobre legislação trabalhista e direitos e deveres dos trabalhadores

Estudantes prestes a entrar no mercado de trabalho tiveram uma aula de cidadania, no último dia 2/06. Alunos da Escola Estadual Poeta Manuel Bandeira, no Recife, receberam a primeira visita do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), coordenada pela Amatra 6 no estado.

No encontro os alunos puderam conhecer questões envolvendo legislação trabalhista, direitos e deveres de trabalhadores e estagiários por meio de conversa com juízes e advogados. “Esse trabalho é fundamental para aproximarmos a Justiça da população e, principalmente, facilitar o acesso de todos ao Judiciário”, disse Carmem Richlin, coordenadora do programa em Pernambuco, ressaltando que a interação é fundamental para ampliar o conhecimento dos direitos de deveres dos futuros trabalhadores.

A representante da escola, Emmeline Rodrigues, destacou que o encontro foi bastante produtivo, principalmente porque muitos dos estudantes já estão inseridos no mercado de trabalho, atuando como estagiários e aprendizes para complementar a renda familiar. "É frequente um questionamento quanto aos direitos, mas eles não sabem onde buscar e se sentem desprotegidos. Saber que existe uma Justiça do Trabalho os torna mais confiantes, mostra que é fácil e possível ir em busca dos seus direitos", comentou.

Todos os estudantes da Escola Estadual Poeta Manuel Bandeira - mais de 900, no total - participam das atividades do TJC. Eles receberam as cartilhas que abordam as noções de direitos trabalhistas e, a partir delas, realizaram debates e desenvolveram trabalhos sobre o tema. “Eu aprendi muito. Já tenho estágio e tenho interesse em fazer concurso público, então foi importante saber quais os meus direitos em cada caso”, contou o estudante Jeyson da Silva, concluinte do ensino médio.

Para o presidente da Amatra VI, André Machado, o programa é uma forma de levar cidadania aos jovens estudantes, opinião compartilhada pela juíza Lígia Valois e o advogado Hugo Victor, ambos voluntários do TJC.

TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Anamatra, executada nos Estados pelas Amatras. Por meio do programa, magistrados da Justiça do Trabalho, advogados e professores levam noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, da criança e do adolescente e do consumidor, além de ética e cidadania.

O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, além de estudantes dos cursos profissionalizantes, de Escolas de Jovens e Adultos (Ejas). O TJC já foi reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho como uma boa prática de combate ao trabalho infantil.

Clique aqui e saiba mais.

Com informações Amatra 6.

Foto: Amatra 6

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra