Alunos de Brasília dão show de justiça e cidadania

Alunos mostram o que aprenderam durante o ano de 2015 com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Alunos de cinco escolas de Brasília apresentaram, na tarde desta quarta-feira (9/12), o que aprenderam durante o ano de 2015 com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), na chamada culminância, que encerra o ciclo da iniciativa nos estados.

Na 10ª Região, a iniciativa da Anamatra é realizada pela Amatra 10 (DF e TO) com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o patrocínio da Caixa. Durante o ano de 2015, foram beneficiadas com o Programa em Brasília e região as CEF 08 Sobradinho, Gisno, CEM 417 de Santa Maria, CEM 03 do Gama, Classe do Vila do Boa e Nova Betânia de São Sebastião.

Com muita música, vídeos, jograis, teatro e, principalmente, muito entusiasmo, os alunos deram um show de justiça e cidadania. “O Programa é uma ação de responsabilidade social de muita importância, que tem o poder de dar a voz aos alunos”, disse Giovana Alencar, de 16 anos, aluna do Gisno, que falou da sua satisfação em ter aprendido durante o ano noções sobre os seus direitos e deveres.

O professor de História Yuri Soares, da Escola CEF 08 Sobradinho, falou da importância do Programa para os alunos e suas famílias, que “sempre tem alguma dúvida trabalhista”. “Na minha avaliação, o principal benefício do Programa é o reconhecimento da necessidade de se conhecer os direitos e também de saber que eles foram resultados de muita luta”, disse. Nesse sentido, segundo o professor, um dos ensinamentos passados aos alunos foi a importância de “andar organizado para manter direitos e conquistar outros”.

Parceria pela cidadania

Antes das apresentações, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Noemia Porto, agradeceu os parceiros do Programa, e falou da importância da iniciativa para os juízes do Trabalho e a Anamatra. “Vocês são as estrelas desta tarde”, disse a magistrada, ao agradecer os diversos envolvidos na iniciativa, em especial os professores, que “vem conduzindo com garra e força o Programa”.

“O Programa cumpriu o objetivo de levar a cidadania e justiça além das fronteiras da Justiça do Trabalho”, disse a presidente da Amatra 10 (DF e TO), Rosarita Caron, que também agradeceu parceiros como a Caixa e a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, além dos magistrados que realizaram o Programa em meses anteriores como o desembargador Mário Caron.

O coordenador do TJC na 10ª Região, Ricardo Lourenço Filho, falou da importância do Programa para a efetivação dos direitos sociais. “Uma premissa importante do Programa é lembrar que os direitos trabalhistas são conquistas que devem ser reivindicados e exercidos”, disse.

O superintendente da Caixa, Celso Eloi, falou da ligação da empresa com a cidadania desde a sua fundação, ainda em 1861. “Também levamos cidadania e inclusão social”, disse, ao lembrar do projeto da Caixa de ter agências itinerantes em locais de difícil acesso.

Também prestigiaram a culminância a coordenadora nacional do Programa, Eliete Telles, e os juízes Gustavo Vieira, Márcio Amaral e Rosemeire Fernandes, da Comissão Nacional do TJC.

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Anamatra