A Amatra 8 (PA e AP) deu início, na semana passada, à segunda etapa do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC", iniciativa da Anamatra aplicada nas regiões pelas associações regionais. Nesta etapa, juízes e advogados vão às escolas tirar as dúvidas dos alunos sobre o que foi ministrado a eles pelos professores.
As visitas ocorreram dos dias 6 a 9 de agosto e envolveram cerca de 50 educadores e 700 alunos (crianças e adolescentes distribuídos em 25 turmas) de cinco escolas públicas/centros comunitários conveniados e entidades de bairro periférico em áreas de riscos de violência da Região Metropolitana de Belém, que estão sendo beneficiadas com o Programa este ano. São eles: Escola Maria Amoras, Associação Cristo Redentor, Centro Social da Paróquia Santa Edwiges, Escola de Emaús e Movimento República de Emaús.
No primeiro dia de visitas, a coordenadora do TJC na 8ª Região, Maria Zuíla Dutra, explicou aos alunos como os assuntos da Justiça do Trabalho podem ser desenvolvidos de maneira prática dentro da sala de aula e aplicados no dia-a-dia desses jovens. As juízas Ângela Maués, Claudine Rodrigues e Vanilza Malcher também contribuíram com o “tira dúvidas”.
O vice-coordenador do TJC na 8ª Região, Océlio de Jesus C. Morais, liderou a equipe no segundo dia de trabalhos e fez um alerta aos alunos: “Não experimentem drogas. Digam não já na primeira vez para os vícios e sim para os estudos. É isso que vai fazer com que vocês sejam respeitados na sociedade”, conclamou o juiz aos adolescentes, para acrescentar: “O programa TJC quer plantar a semente do cidadão responsável em vossas mentes e corações para que construam uma história feliz de vida”.
Ao final, Adriana Araújo, ex-aluna do Centro Social deu o seu depoimento: “Sou ex-aluna e hoje instrutora de panificação. O Centro me proporciona aprendizado até hoje, foi através dele que participei do curso de formação de multiplicadores do TJC e agradeço o privilégio de poder estar aqui aprendendo e passando conhecimento”.
A Caravana de 22 pessoas era composta por 11 juízes: Zuíla Dutra (Coordenadora), Océlio Morais (Vice-coordenador), Antonio Coelho (Presidente AMATRA8), Vanilza Malcher, Claudine Rodrigues, Ângela Maués, Edilene Franco, Marcos Moutinho, Érica Bechara, Giovana Morgado e Roberta Santos; 01 Procurador do Trabalho: Faustino Pimenta; 01 Professora da UNAMA: Clarice Paixão e 09 advogados: José Cláudio Santos (Presidente ATEP), Claudiovany Teixeira, Evandro, Marília Rebelo, André Serrão, Vasco Borborema, Gláucia Rocha, Ivone Leitão e Joênia Picanço.
.
* Texto e foto Ascom/Amatra 8 (PA e AP)