Começa nesta quarta-feira (12/6) o Curso de Formação dos Professores que, nas respectivas unidades educacionais do Distrito Federal, participarão do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) no decorrer do ano 2013. São oito Regionais de Ensino e aproximadamente 40 professores.
Serão cinco encontros, normalmente às quartas-feiras à noite, de 19 até às 21h30. "Serão discutidos com os professores participantes temas antigos, como noções de Direito do Trabalho e de Cidadania para o Trabalho, como também enfoques novos, notadamente no campo do meio ambiente do trabalho saudável como direito fundamental", explica a presidenta da Amatra 10 (DF e TO) e secretária-geral da Anamatra, Noemia Porto.
O Programa conduzido regionalmente pela Amatra-10 conta com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. "Por meio do TJC é possível tornar concreta Meta do CNJ (Responsabilidade Social - Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos) e, ainda, possibilitar o alcance de atividades do Programa Trabalho Seguro do TST, regionalmente conduzido pelos colegas Brasilino e Luciano Frota", lembra a magistrada.
No primeiro dia de atividades será exibido o Documentário "Carne e Osso", produzido pela ONG Repórter Brasil com o apoio da Anamatra, e realizado debate que relaciona aspectos ali abordados com temas de saúde e de meio ambiente laboral. Serão ainda distribuídos materiais como CLT, cartilhas do trabalhador e cartilhas do Trabalho Seguro.