TJC: Apresentações culturais marcam encerramento do programa em Pernambuco

Alunos de seis escolas participantes da iniciativa mostrarão sua criatividade nesta sexta-feira (18/11)

Jogos teatrais, vídeos, cordéis e muita criatividade. Estas serão as ferramentas utilizadas por alunos de seis escolas pernambucanas, nesta sexta-feira (18), para falar sobre direitos e deveres do cidadão. A partir das 14h, o auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro, receberá uma “disputa” sadia entre os estudantes, que se revezarão em apresentações culturais voltadas à temática “Trabalho, Justiça e Cidadania”. Na plateia, além das torcidas calorosas de cada equipe, educadores e juízes do Trabalho estarão presentes para prestigiar as apresentações e premiar os melhores trabalhos.

A iniciativa encerra o calendário 2011 de um projeto executado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da Sexta Região (Amatra 6/PE), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE). Desenvolvido desde 2005, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) já passou por mais de 40 escolas e beneficiou cerca de 20 mil alunos da rede pública. Somente este ano, mais de cinco mil estudantes estiveram ligados ao projeto, que envolve, voluntariamente, juízes trabalhistas na formação cidadã dos jovens.

“Primeiro, capacitamos os professores e diretores das instituições atendidas com noções de Direito, Ética e Cidadania. Esse conteúdo é repassado aos estudantes, de forma multidisciplinar, ao longo do ano letivo. Em um segundo momento, visitamos os estudantes de cada escola para um ‘tira-dúvidas’ sobre questões ligadas ao Direito e à Justiça no País. Por último, promovemos esse grande encontro com os alunos. Um momento de congraçamento através da arte”, explica a  presidente da Amatra VI, Luciana Conforti, sobre as etapas do TJC.

Ainda de acordo com Conforti, a intenção para 2012 é ampliar o número de escolas atendidas, além de trazer novas temáticas para o projeto, como acidente de trabalho. ”Queremos semear bases sólidas para formação de cidadãos plenos de seus direitos e deveres, ao mesmo tempo em que aproximamos o Poder Judiciário da sociedade”, finaliza a magistrada.


ESCOLAS – Neste ciclo, o TJC beneficiou as escolas Professor Motta e Albuquerque, na Tamarineira; João Barbalho, na Boa Vista; Maria Amália e Erundina Negreiros, na Macaxeira; Lions de Parnamirim, em Dois Irmãos; e Governador Barbosa Lima, nas Graças.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra