O Prêmio Innovare revelou, nesta quarta-feira (XX), os vencedores de sua 22ª edição, com ênfase nas práticas que unem tecnologia e eficiência no sistema de Justiça brasileiro. O grande destaque deste ano foi o projeto de comunicação entre pessoas privadas de liberdade e seus familiares, iniciativa que demonstra o papel transformador da tecnologia no setor.
A cerimônia de premiação ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) e contou com a presença dos presidentes do STF, Edson Fachin, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, além de ministros das duas cortes.
Nesta edição, o Innovare reconheceu, entre centenas de inscrições, a prática que melhor representou o tema central: tecnologia e eficiência na Justiça. O projeto vencedor foi o "Conexão Familiar - Visitas Virtuais Mulher", desenvolvido pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo. Iniciado durante a pandemia da Covid-19, o projeto tornou-se uma política permanente, facilitando o contato entre detentas e seus familiares.
O diretor-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, destacou o expressivo número de inscrições - 702 projetos de todos os estados do país - e ressaltou o crescimento e a relevância da premiação:
- Este ano tivemos uma quantidade significativa de práticas inscritas, representando todos os estados. Isso demonstra a capilaridade do prêmio e o reconhecimento nacional. A cada edição, o Innovare cresce e estimula mais pessoas a participarem.
Renault também justificou a escolha do tema:
- A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema de Justiça no Brasil. Por isso, optamos por destacá-la. O número de práticas relacionadas ao tema foi expressivo e ficamos muito satisfeitos com o resultado - afirmou.
Confira todos os vencedores da 22ª edição:
Tribunal: Acordo de repactuação de Mariana (TRF-6)
CNJ: Curso de Acesso Afirmativo à Carreira de Magistratura (TJ-RS)
Juiz: Escritores do Cárcere (TJ-RN)
Ministério Público: Precisamos Falar de Violência Extrema (MP-RS)
Defensoria Pública: Defensoras Populares (DP-CE)
Advocacia: Projeto Procurando Saber (PGE-SP)
Justiça e Cidadania: Programa TransplantAR (médico Ronaldo Honorato Barros dos Santos, promotor de Justiça Eudes Quintino de Oliveira Junior e piloto de avião Francisco de Assis Souza Campos Lyra)
A comissão julgadora é composta por ministros do STF, STJ e Tribunal Superior do Trabalho (TST), além do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e outras autoridades. O Prêmio Innovare é promovido pelo Instituto Innovare, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Advocacia-Geral da União (AGU), associações jurídicas e conselhos de justiça, com apoio do Grupo Globo.
São parceiros da premiação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a AGU, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria Nacional de Justiça), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o Conselho Federal da OAB, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

