Com metodologia STEAM e projetos de cidadania e tecnologia, unidade alia formação humana, inovação e parceria com o Senai para preparar alunos para o futuro
A Escola Sesi Doutora Emina Barbosa Mustafa, situada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, se consolida como unidade de referência no ensino fundamental e médio. Com estrutura moderna e bem equipada, a instituição adota a metodologia STEAM - ciências, tecnologia, artes e matemática - , que proporciona aos alunos uma formação integral e cidadã desde o berçário até o ensino médio, voltada para o crescimento pessoal, social e técnico.
"É uma escola que não reúne tão somente a formação da educação básica de conteúdos, mas uma série de ferramentas que são aliadas da educação, como a inovação, empreendedorismo, formação cidadã, educação financeira, formação profissional, saúde física e mental de nossos alunos", declarou a superintendente do Sesi no Amazonas, Rosana Vasconcelos.
Os professores são qualificados e aperfeiçoados por meio de formação continuada. "Hoje temos um núcleo de formação continuada que faz parte de uma rede nacional das 27 federações brasileiras. São professores que estão continuamente passando por atividades em intercâmbio interestadual, falando sobre temas, estudando, pesquisando assuntos mais presentes na nova educação, sobretudo a educação voltada para o mercado de trabalho. Uma educação para o futuro", frisou Vasconcelos.
Superintendente do Sesi no Amazonas, Rosana Vasconcelos
A Tecnologia Educacional Lekto - Educação Socioemocional nas Escolas Sesi apresenta aos alunos como lidar com as emoções. "Abordamos sociabilidade, respeito, antibullying, se trabalha as diferenças e as adversidades. São temas de extrema importância. Essas atividades integram a cadeia de conteúdos que são trabalhados, ao mesmo tempo que são projetos pedagógicos, indispensáveis como complementaridade da assimilação e aprendizado dessas crianças", acrescentou.
Avaliação, parceria e família
O Sesi oferece educação desde o berçário até o novo ensino médio e, neste ano, se tornou uma escola bilíngue. A instituição acompanha todas as fases do crescimento educacional do aluno. Na avaliação da superintendente Rosana Vasconcelos, 2025 foi um ano de superação. "Um ano de transformação, mas também de grandes superações. A nossa escola teve um crescimento nas matrículas, uma aceitação do público da indústria. Mas, com participação de novos alunos vindos da comunidade. E isso colabora para um posicionamento assertivo que o Sesi tem feito e investido", disse.
A superintendente também celebra a parceria exitosa com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). "É uma grande parceria. Fomos os primeiros a adotar e aplicar com bastante êxito a metodologia do novo ensino médio em parceria com o Senai. O itinerário do novo ensino médio voltado para o ensino profissionalizante o Senai tem tido uma atuação expressiva. Já formamos jovens para o segmento de panificação, formamos turmas em química, mecatrônica, sistema. O Senai tem sido um grande parceiro nesse contexto", avaliou.
Em 2026, o Sesi pretende aproximar ainda mais a família do ambiente escolar. "O mundo está mostrando para o segmento da educação que a formação educacional se faz pela escola, mas a formação integrada - o cidadão, o profissional e o ser humano - se faz de maneira compartilhada com a família e a escola. Tem sido um desafio estabelecer projetos para trazer cada vez mais as famílias para dentro das nossas escolas", finalizou a superintendente.
Projetos
O aluno Sesi tem a oportunidade de participar de três grandes projetos, como o Ambiente Positivo de Aprendizagem (APA).
"O APA reúne muitos temas, recursos, práticas que desenvolvem nas nossas crianças a segurança cognitiva, emocional e trabalhar todo o potencial que hoje é necessário ter para desenvolver a prática do ensino-aprendizado com autonomia", explicou a superintendente.
Outro projeto é o Educação Pela Cidadania, desenvolvido em parceria com a Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
"Os nossos alunos já estão no quarto ano do projeto que vem amadurecendo de tal forma que tem demonstrado, por meio das oficinas pedagógicas, o quanto os nossos alunos evoluíram na visão ética para o mundo do trabalho, sobre as responsabilidades que competem ao mundo do trabalho: do empregador e do empregado. Como os ambientes laborais são desenvolvidos pela ética e cidadania. É o que o Sesi conserva", pontuou a superintendente.
Tecnologia e recursos
Inovação e Empreendedorismo também integram a gama de projetos que são desenvolvidos com os alunos do Sesi. Essa nova geração pensa em empreender, e o Sesi foi desafiado por ela a trabalhar projetos que envolvam tecnologia educacional e seus recursos associados a novos ambientes sustentáveis de aprendizagem. O Núcleo de Educação Tecnológica tem desenvolvido esse projeto na escola de referência.
Seja Sesi
O Sesi está em processo de matrícula e rematrícula. "Temos uma significativa procura nas secretarias. Estamos atingindo neste primeiro momento a meta estipulada. E acredito que vamos ultrapassar as nossas metas, respeitando, por turmas e segmentos, a nossa capacidade, já com os nossos alunos neurodivergentes. Um público que o Sesi tem respeitado", disse a superintendente do Sesi no Amazonas, Rosana Vasconcelos.
Informações podem ser obtidas pelos canais oficiais do Sesi: no site fieam.org.br/sesi/, pelo telefone (92) 3182-9925, ou nas redes sociais @sesiamazonas.

