Eventos de lançamento Direitos LGBTQIAPN+ no trabalho: obra ganha datas oficiais de lançamento Os eventos de lançamento acontecerão em Brasília, nos dias 24 e 25/9, e em Belo Horizonte, no dia 26/11. Da Redação quinta-feira, 18 de setembro de 2025 Atualizado em 19 de setembro de 2025 07:03 Compartilhar ComentarSiga-nos no A A
A coletânea "Direitos dos Trabalhadores LGBTQIAPN+: Da Vulnerabilidade ao Trabalho Decente", organizada pelos professores Guilherme Guimarães Feliciano, André Machado Cavalcanti e Thiago William Pereira Barcelos e publicada pela Editora Mizuno, traz uma abordagem crítica e interdisciplinar sobre a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho.
Com base em fundamentos constitucionais, normas internacionais e práticas jurídicas interseccionais, a obra reúne artigos de acadêmicos, magistrados, promotores, advogados e ativistas. Os temas percorrem desde a exclusão estrutural e o assédio laboral até a plataformização do trabalho, o empreendedorismo transvestigênere e o compliance antidiscriminatório, além de analisar o impacto da inteligência artificial nas relações de trabalho.
Voltado a profissionais do Direito, gestores de políticas de diversidade, pesquisadores e ativistas, o livro oferece subsídios teóricos e práticos para a construção de ambientes laborais mais inclusivos e justos. Com apenas um ano de existência, o eixo de pesquisa "Trabalhadores LGBTQIAPN+", da USP, já contribui significativamente para ampliar a visibilidade e o debate sobre direitos humanos no contexto laboral.
A obra propõe uma reflexão crítica sobre a construção de um ambiente laboral digno e inclusivo para pessoas LGBTQIAPN+.(Imagem: Divulgação )
Próximos eventos de lançamento
24/9, das 19h às 21h, na FD-UNB - Auditório Miroslav - Brasília
25/9, às 12h, na ANAMATRA - SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Sala 602 a 608 Ed. Business Center Park Brasil 21 - Asa Sul, Brasília - DF, 70316-000
26/11, das 17h às 22h, na Faculdade de Direito da UFMG - Av. João Pinheiro, 100, Centro, Belo Horizonte/MG, sala da Congregação.
e conheça a obra.