Anamatra sedia primeira reunião de grupo que vai debater valorização dos direitos sociais

Rede-Observatório Sul-Sul foi criada pela entidade durante a 105ª Conferência da OIT em Genebra

A Anamatra sediou na manhã desta quarta (6/7) a primeira reunião da Rede-Observatório Sul-Sul, grupo de trabalho criado pela entidade durante a 105ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, para atuar em torno de uma agenda conjunta focada nos direitos sociais. O encontro foi conduzido pelo presidente da Anamatra, Germano Siqueira, e contou com a participação do vice-presidente, Guilherme Feliciano, além de representantes de diversas entidades sindicais.

Durante a reunião o presidente da Anamatra falou da importância da mobilização de todas as entidades junto ao Parlamento, em especial frente ao cenário que se desenha nos dias atuais. “Centenas de projetos que ameaçam direitos sociais e trabalhistas devem ser vistos com grande apreensão. Corremos o risco do desmonte de conquistas centenárias dos trabalhadores, o que representará uma perda histórica e irrecuperável, inclusive com riscos para a própria Justiça do Trabalho”, alertou Germano Siqueira.

A ideia da Rede Observatório Sul-Sul é reunir representantes de trabalhadores, empregadores e entidades não governamentais de países do eixo sul-sul de língua portuguesa/espanhola vocacionadas à defesa dos direitos sociais e à regulamentação das relações entre capital e trabalho. A proposta de criação do grupo constou da carta aberta elaborada pela Anamatra e distribuída na 105ª Conferência, expondo a posição da entidade em favor do desenvolvimento firmado em uma cultura de inclusão e não de exclusão de direitos sociais. (Clique aqui AQUI e confira a íntegra do documento).

A próxima reunião do grupo ocorrerá no dia 11 de agosto, ocasião em que será ser deliberado o Regulamento Geral da Rede-Observatório Sul-Sul, que estabelece os escopos de trabalho do grupo, a sua constituição, entre outros assuntos.

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Anamatra