Perfil

Criada para promover maior aproximação, cooperação e solidariedade entre os juízes do trabalho, defendendo e representando os seus interesses e prerrogativas e lutando pelo crescente prestígio da Justiça do Trabalho, a Anamatra é hoje integrada por cerca de 4.000 magistrados do trabalho de todo o país.

Ao longo dos seus 40 anos de existência, por sua atuação político-institucional, a Anamatra tem se destacado no cenário associativo da magistratura nacional. Cada vez mais, vem se afastando do perfil corporativista que marcava as entidades do gênero, para se inserir, definitivamente, na discussão dos problemas de maior interesse da sociedade brasileira.

Merecem destaque as ações realizadas desde os primeiros momentos, quando estavam suspensas as garantias da magistratura, no regime militar, passando pela Assembléia Nacional Constituinte, pela Revisão Constitucional, pela aprovação da Emenda Constitucional n.º 24/99, que extinguiu a representação classista, e, mais recentemente, a luta contra a flexibilização do Direito do Trabalho e pela ampliação da estrutura da Justiça do Trabalho.

Saiba mais sobre a Anamatra, no vídeo institucional sobre os 40 anos.

 

Receba nossa newsletter